|
Na marcha para a frente, a assistência no arranque auxilia o condutor nos casos de paragem frequente ou prolongada, como p. ex., nos semáforos, em subidas ou em situações de para-arranca.
Ligar o assistente do arranque
Condição: a porta do condutor está fechada e o motor está ligado.
Para ligar o assistente de arranque, prima o pulsador
, ►. O LED no pulsador acende-se.
![](../symbols/a371lk.gif)
Parar com o assistente de arranque
Quando a imobilização do veículo é detetada, o assistente no arranque assume a paragem do veículo. Neste caso surge no painel de instrumentos a luz de controlo verde
. Pode soltar-se o pedal dos travões.
![](../symbols/v068lg.gif)
Ao arrancar como de costume, o travão é solto automaticamente e o veículo começa a movimentar-se.
Desligar a assistência no arranque
Para desligar a assistência no arranque, prima o botão
. O LED no botão apaga-se.
![](../symbols/a371lk.gif)
Em determinadas situações o assistente no arranque cede a paragem do veículo ao travão de estacionamento. Logo que o travão de estacionamento mantenha o veículo imobilizado, acende-se a luz de controlo
ou
no painel de instrumentos. Adicionalmente acende-se o LED no botão
.
![](../symbols/v068lr.gif)
![](../symbols/v068lg.gif)
![](../symbols/v068lk.gif)
Informações para o condutor no visor do painel de instrumentos
![](../symbols/a371lk.gif)
Se surgir esta indicação ao condutor, significa que os requisitos do sistema não estão preenchidos.
![](../symbols/a371lk.gif)
Se surgir esta indicação ao condutor, pise o travão.
A tecnologia inteligente da assistência no arranque não consegue ultrapassar as limitações impostas pela física. O mais alto grau de conforto da assistência no arranque não deverá induzir a que se corram maiores riscos.
- A a assistência no arranque não consegue imobilizar sempre o veículo num plano inclinado (p. ex. em caso de piso escorregadio ou com gelo).
- Cuide sempre de uma imobilização correta e livre de perigos do veículo, para evitar danos em si próprio e em terceiros.
CUIDADO
Desligar a assistência no arranque, antes de o veículo entrar numa estação de lavagem automática.
Aviso
- Se com o assistente de arranque ligado retirar o pé do pedal dos travões, o assistente de arranque suprime o «deslizamento» do veículo.
- Em determinadas situações o assistente de arranque não consegue parar o veículo. O LED no botão apaga-se.