- Fig. 1 Consola central: botão START ENGINE STOP (com chave de conforto)
Aplicável aos seguintes veículos: com chave de conforto
Com o botão START ENGINE STOP é ligada a ignição e dado arranque ao motor.
É possível dar arranque ao motor do veículo sem utilizar a chave de conforto. Para isso, basta trazer a chave consigo.
Accionar firmemente o travão de mão.
Caixa de velocidades manual: carregar o pedal da embraiagem a fundo e colocar a alavanca de velocidades em ponto morto.
Caixa de velocidades automática: carregar no pedal do travão e colocar a alavanca selectora na posição P ou N ATENÇÃO!.
Premir o botão START ENGINE STOP Fig. 1. O motor arranca.
Nos veículos com motor diesel, este pode só arrancar ao fim de alguns instantes, com temperaturas muito baixas. É por isso necessário carregar no pedal da embraiagem ou do travão, até o motor arrancar. Durante uma pré-incandescência, a luz de controlo mantém-se acesa.
Se o motor não pegar imediatamente, interrompa o arranque ao fim de 10 segundos e repita-o após meio minuto.
Depois do arranque do motor frio poderão ouvir-se transitoriamente ruídos de funcionamento mais fortes, dado ser necessária a formação de pressão de óleo na compensação hidráulica da folga das válvulas. Trata-se de um fenómeno normal e, por isso, inofensivo.
Nos veículos com sistema Start-Stop* a ignição é desligada, se o botão START ENGINE STOP for premido durante uma fase de Stop.
Ligar/desligar a ignição
Premindo o botão START ENGINE STOP, sem carregar no pedal da embraiagem ou do travão, é ligada a ignição que volta a ser desligada, premindo de novo o botão. Com a ignição ligada, regista-se a pré-incandescência nas versões diesel.
Informações para o condutor no visor do painel de instrumentos
Chave não identificada. Ver Livro de Bordo.
Esta indicação ao condutor é visualizada, se não se encontrar nenhuma chave de conforto no interior do veículo ou se o sistema a não identificar. A chave de conforto pode não ser identificada, se, por exemplo, estiver tapada por um objecto (p. ex. uma pasta de alumínio), que serve de blindagem ao sinal de rádio-frequência ou se a pilha da chave estiver fraca. Também aparelhos electrónicos como p.ex. telemóveis podem interferir com o sinal rádio.
Para, mesmo assim, poder dar arranque ou parar o motor, ver « Eliminar a avaria » Link.
Carregar no travão
Esta indicação ao condutor aparece na caixa de velocidades automática, quando é premido o botão START ENGINE STOP para dar arranque ao motor, sem accionar o pedal do travão. O motor só pode ser posto a trabalhar, se o travão for accionado.
Accionar a embraiagem
Esta indicação ao condutor aparece na caixa de velocidades manual, quando é premido o botão START ENGINE STOP para dar arranque ao motor, sem accionar o pedal da embraiagem. Só se pode dar arranque ao motor ou desligá-lo, carregando no pedal da embraiagem.
Seleccionar N ou P
Esta informação ao condutor é visualizada no arranque e paragem do motor, se a alavanca selectora da caixa de velocidades automática não estiver na posição P ou N. O motor só pode arrancar e ser desligado com a alavanca selectora numa destas posições.
A chave não se encontra no veículo?
Se a luz de controlo estiver acesa e aparecer a indicação ao condutor, a chave de conforto foi retirada do veículo com o motor a trabalhar. Se a chave de conforto já não se encontrar no veículo, deixa de se poder ligar a ignição depois de se desligar o motor e este também não volta a arrancar. Para além disso, o veículo deixa de poder ser trancado por fora.
Seleccionar P, o veículo pode descair. Portas só podem ser trancadas em P.
Esta indicação para o condutor aparece por razões de segurança em conjunto com um som de aviso, se a alavanca de selecção da caixa de velocidades automática não está na posição P depois de desligar a ignição com a tecla START ENGINE STOP. Coloque a alavanca de selecção em P, caso contrario o veículo poderá rolar. Além disso, não se conseguirá trancar o veículo através do sensor de bloqueio no manípulo da porta ou por meio da chave de conforto.
Ignição ligada
Esta indicação ao condutor é visuallizada, se com a ignição desligada se abrir a porta do condutor, ouvindo-se ao mesmo tempo um sinal acústico. Desligar a ignição.
- Mesmo que só se afaste momentaneamente do seu veículo, retire sempre a chave da ignição. Esta recomendação aplica-se particularmente quando ficam crianças dentro do veículo. As crianças poderiam ligar o motor ou accionar equipamentos eléctricos (p. ex. oc comandos dos vidros) - perigo de acidente!
- Não deixar nunca o motor ligado em recintos fechados - perigo de intoxicação!
- Não desligar nunca o motor, antes de o veículo estar totalmente imobilizado.
- O servofreio e a direcção assistida só funcionam com o motor a rodar. Com o motor desligado é necessário utilizar mais força para manobrar a direcção ou travar. Como não é possível manobrar a direcção e travar da forma habitual, podem ocorrer um acidente e ferimentos graves.
Cuidado!
Evitar os regimes elevados, as acelerações a fundo e as cargas elevadas do motor, enquanto este não tiver atingido a sua temperatura de serviço - perigo de avaria no motor!
Nota sobre o impacte ambiental
Não aquecer o motor com o veículo parado. Arrancar imediatamente. Evitam-se assim emissões desnecessárias de gases tóxicos.