- Fig. 1 Pormenor da consola central: botão do indicador de controlo dos pneus
- Fig. 2 Porta do condutor aberta: tabela dos valores da pressão dos pneus
Aplicável aos seguintes veículos: com indicador de controlo dos pneus
O indicador de controlo dos pneus no painel de instrumentos informa, se a pressão nos pneus estiver demasiado baixa.
O indicador de controlo dos pneus compara, com a ajuda dos sensores do ABS, o número de rotações e consequentemente o perímetro de rolamento de cada roda. Se se registar uma alteração do perímetro de rolamento de uma roda, ela é assinalada pelo indicador de controlo dos pneus . A deficiência é adicionalmente sinalizada através de um aviso acústico. O perímetro de rolamento do pneu pode-se alterar, se:
- a pressão dos pneus estiver baixa,
- a estrutura dos pneus estiver danificada,
- o veículo estiver unilateralmente sob carga,
- as rodas de um dos eixos estiverem sob uma carga maior (p. ex. na condução com reboque ou em subidas e descidas),
- estiverem montadas correntes para a neve,
- estiver montada a roda de emergência,
- tiver sido substituída uma roda em cada eixo.
Guardar a pressão dos pneus na memória através do botão SET
O indicador de controlo da pressão dos pneus só controla os valores da pressão registados na memória.
Após cada alteração nas rodas do seu veículo, como p. ex. a pressão dos pneus Link, a substituição ou a troca de uma roda Link, é necessário premir, com o veículo parado, o botão Fig. 1 do indicador de controlo dos pneus, até se ouvir um sinal acústico.
No caso de uma maior solicitação das rodas (p. ex. na condução com reboque ou com uma carga elevada), é necessário aumentar a pressão do ar nos pneus para o valor recomendado na plena carga (ver o autocolante Fig. 2) e guardar esse valor na memória.
Guardar a pressão dos pneus na memória no Sistema de informações ao condutor*
A par do botão SET, a pressão dos pneus também pode ser guardada no sistema de informações ao condutor. Com a ignição ligada, seleccionar a tecla de função CAR > Serviço & Controlo > Controlo da pressão dos pneus. Um sinal acústico confirma que os valores foram guardados com êxito.
No caso de uma maior solicitação das rodas (p. ex. na condução com reboque ou com uma carga elevada), é necessário aumentar a pressão do ar nos pneus para o valor recomendado na plena carga (ver o autocolante Fig. 2) e guardar esse valor na memória.
Indicador do controlo dos pneus aceso
Se a pressão do pneu de uma roda for substancialmente mais baixa que a pressão dos pneus ajustada pelo condutor, acende-se o indicador de controlo dos pneus ATENÇÃO!.
Se, após a correcção da pressão dos pneus o indicador do controlo dos pneus continuar aceso, é porque existe uma avaria no sistema. Dirija-se ao serviço de assistência técnica mais próximo.
- Quando o indicador de controlo dos pneus se acende , reduza imediatamente a velocidade e evitar manobras de direcção e de travagem violentas. Pare na primeira oportunidade e controle os pneus e a respectiva pressão.
- Os valores da pressão dos pneus são da responsabilidade do condutor. É, por isso, necessário controlar a pressão dos pneus periodicamente.
- Não corrigir nunca a pressão dos pneus, se estiverem quentes. Poderiam daí resultar graves danos nos pneus e até mesmo o seu rebentamento - perigo de acidente!
- A alta velocidade de cruzeiro um pneu com pressão baixa tem de desenvolver uma maior energia de flexão. Devido a isso ele aquece fortemente. Isso pode provocar o desprendimento da faixa do piso ou até mesmo o rebentamento do pneu - perigo de acidente!
- Em determinadas condições (p. ex. numa condução desportiva, estradas com piso molhado ou pouco consistente) o indicador de controlo dos pneus pode ter uma reacção lenta ou simplesmente deixar de reagir.
Nota
- Se, após uma alteração da pressão dos pneus ou uma substituição ou troca de um pneu, o botão do indicador de controlo dos pneus não for accionado, poder-se-á registar uma advertência , não atribuível a uma perda da pressão. Parar, neste caso, o veículo na primeira oportunidade e accionar, após um novo controlo, o botão do indicador de controlo dos pneus, até ser ouvido um sinal acústico.
- Se a bateria tiver sido desligada, acende-se a luz avisadora amarela depois de se ligar a ignição. Terá de apagar-se, depois de se percorrer um trajecto curto.
- Se estiverem colocadas correntes para a neve, não se devem guardar os valores da pressão na memória. De contrário, poderão registar-se falhas no sistema.