O pneu com características de emergência mantém a sua mobilidade quando perde pressão.
As características de emergência são obtidas através de flancos reforçados, que apoiam os pneus em caso de perda de pressão.
Os pneus com características de emergência só podem ser montados em veículos que disponham de um indicador de controlo dos pneus*.
Os pneus originais Audi com características de emergência podem ser identificados pela referência « AOE » no flanco do pneu.
Quais são as tarefas desempenhadas pelos pneus com características de emergência?
Estes pneus possuem características de emergência que, em caso de perda de pressão, mantêm a sua mobilidade. O raio de acção é neste caso, em condições favoráveis, de pelo menos 30 km, não se devendo circular, nestas condições, a uma velocidade superior a 80 km/h ATENÇÃO!.
A pressão dos pneus é vigiada pelo sistema de controlo da pressão dos pneus (RKA). Se o sistema de emergência (indicação no visor do painel de instrumentos ) estiver activo, cabe ao condutor a responsabilidade de decidir se pode prosseguir a viagem, depois de controlar o pneu ou pneus afectados. Ver também as Notas Link.
Quando deixa de ser possível prosseguir a viagem, mesmo com pneus com características de emergência?
- Quando o programa electrónico de estabilidade (ESP) está fora de função ou em funcionamento permanente numa emergência.
- Quando o indicador de controlo dos pneus (RKA) está fora de função.
- Quando o pneu está gravemente danificado devido p. ex. a um acidente. Em caso de danos no pneu existe o perigo de se desprenderem partes da banda de rodagem, podendo a rotação da roda provocar danos no bocal de alimentação do depósito e nas tubagens do combustível e dos travões.
- Se houver danos visíveis nos pneus, como fissuras, nas paredes laterais.
- Não se deverá prosseguir a viagem, se se registarem fortes vibrações ou se começarem a sair fumos da roda, devido a um aquecimento excessivo.
Informe-se junto do seu concessionário Audi ou num serviço de assistência técnica, se o seu veículo pode utilizar pneus com características de emergência e quais. Se a utilização desses pneus não for permitida, a licença de circulação do seu veículo na via pública pode expirar. Por outro lado, estes pneus podem provocar danos no veículo ou inclusivamente dar origem a acidentes.
Nota
- Se, não obstante os pneus com características de emergência, não for possível continuar a viagem, deve-se solicitar a assistência de um serviço técnico.
- No caso de dúvidas relacionadas com os pneus e as jantes consultar um serviço de assistência técnica.