Cabo auxiliar de arranque: respeitar as indicações do fabricante
Com a bateria descarregada a ajuda no arranque pode ser prestada por outro veículo. Para esse efeito é necessário dispor de um cabo auxiliar de arranque. Ambas as baterias têm de ter a mesma tensão (V) e uma capacidade semelhante (Ah).
Cabos auxiliares de arranque
Utilizar apenas cabos de arranque com pinças de ligação isoladas. A secção mínima dos cabos recomendada é nos motores a gasolina de 25 mm2, nos motores diesel de 35 mm2. Na maioria dos casos o cabo positivo é vermelho e o cabo negativo preto.
- Uma bateria descarregada pode congelar já a temperaturas à volta dos 0 °C. Não tentar nunca um ajuda no arranque com a bateria congelada ou mesmo descongelada – perigo de explosão e queimaduras por ácido! Substituir uma bateria que tiver congelado.
- O compartimento do motor é uma zona de perigo e pode provocar lesões graves. Antes de se realizarem trabalhos na zona do compartimento do motor, ler e respeitar as recomendações Link.
- Um manuseamento incorrecto dos cabos auxiliares de arranque pode provocar a explosão da bateria e dar origem a lesões graves. Para reduzir o risco de lesões, prestar atenção aos seguintes pormenores:
- As partes não isoladas das pinças não podem entrar nunca em contacto entre si. Além disso, o cabo ligado ao terminal positivo da bateria não pode entrar em contacto com nenhuma peça condutora do veículo - perigo de curto-circuito!
- Instalar o cabo auxiliar de arranque de forma a não ser atingido por peças rotativas no compartimento do motor.
- Não se debruce sobre as baterias - perigo de causticação!
- Os bujões de fecho dos elementos das baterias têm de estar muito bem enroscados.
- Manter fontes de inflamação (chama viva, cigarros acesos, etc.) afastadas das baterias - perigo de explosão!
- Não ligar o cabo negativo a peças do sistema de combustível nem às tubagens dos travões.
- Os veículos não podem entrar em contacto um com o outro, pois, de contrário, pode registar-se corrente eléctrica já na ligação dos pólos positivos.
- Os cabos auxiliares de arranque mal ligados podem provocar danos consideráveis no sistema eléctrico do veículo.
- A bateria descarregada tem de ser correctamente ligada ao sistema eléctrico do veículo.
- Ter em atenção que o processo de ligações do cabo auxiliar de arranque adiante descrito se destina a prestar auxílio no arranque ao seu veículo. No caso de pretender dar ajuda no arranque a outro veículo, não deverá ligar o cabo negativo ao terminal negativo (–) a bateria descarregada, mas a uma peça maciça metálica, firmemente aparafusada ao bloco do motor, ou ao próprio bloco do motor. Se a bateria do veículo que vai receber corrente não tiver ventilação para o exterior, existe perigo de explosão, devido à presença de gás explosivo!
Nota
Desligar o telemóvel, se existir este equipamento, e se for o caso, respeite as instruções de utilização do aparelho que devem ser observadas nesta circunstância.