O sistema Start-Stop pode ajudar a economizar combustível e a reduzir as emissões de CO2.
No modo Start-Stop o motor é automaticamente desligado quando o veículo está parado, p. ex. num semáforo. A ignição fica ligada durante esta fase de Stop. Em caso de necessidade, o motor volta a arrancar automaticamente.
Assim que a ignição é ligada, o sistema Start-Stop é automaticamente ativado.
Requisitos básicos do modo Start-Stop
- A porta do condutor está fechada.
- O condutor colocou o cinto de segurança.
- O capot está fechado.
- O veículo circulou acima dos 4 km/h, desde a última paragem.
- Não está atrelado nenhum reboque.
ATENÇÃO!
- Nunca desligue o motor, antes de imobilizar totalmente o veículo. Não está garantida a total funcionalidade do servo-freio e da direção assistida. Necessita de utilizar mais força para a direção ou os travões. Como não pode conduzir e parar conforme está acostumado, pode haver acidentes e ferimentos graves.
- Nunca puxe a chave do fecho da ignição, enquanto o veículo está em movimento. O bloqueio da direção poderia engatar subitamente e deixaria de estar em condições de guiar o veículo.
- Mesmo no caso de um breve afastamento do veículo, retirar sempre a chave da ignição. Esta recomendação aplica-se particularmente quando ficam crianças dentro do veículo. As crianças poderiam ligar o motor ou acionar equipamentos elétricos (p. ex. os comandos dos vidros) - perigo de acidente!
- Para evitar ferimentos, assegurar que quando forem realizados trabalhos no compartimento do motor, o sistema Start-Stop está desligado ►Link.
Cuidado!
Ao atravessar zonas alagadas, desligar sempre o sistema Start-Stop ►Link.