- Fig. 1 Lado do veículo atrás, do lado direito: Desenroscar a capa de fecho do AdBlue
- Fig. 2 Bocal de enchimento do AdBlue: Inserir a botija de reabastecimento
Aplicável aos seguintes veículos: com redução catalítica seletiva
Para reabastecer AdBlue é necessário utilizar um frasco de reabastecimento especial.
Ao acionar o fecho centralizado, a tampa do depósito é automaticamente destrancada ou trancada. O bocal de abastecimento do AdBlue está localizado ao lado do bocal de abastecimento do gasóleo. Ateste, pelo menos, 7,6 litros de AdBlue (quatro botijas). Só com esta quantidade de reabastecimento se assegura, que foi identificado um abastecimento e que volta a ser possível arrancar de novo o motor. A capacidade do reservatório de AdBlue é de cerca de 20 litros.
Abrir o bocal de abastecimento e reabastecer AdBlue
Requisito: No painel de instrumentos combinado surge o pedido para reatestar AdBlue.
Desligar a ignição.
Abrir a tampa do depósito de combustível Link.
Desenroscar o tampão do bocal de abastecimento, rodando-o com a chave de rodas (ferramenta de bordo) para a esquerda Fig. 1.
Remover a tampa do frasco de reabastecimento.
Enroscar o frasco de reabastecimento para a direita, até ao batente, no bocal de abastecimento -1- Fig. 2.
Para esvaziar o frasco, exercer uma ligeira pressão no fundo do frasco -2-. Manter o fundo do frasco premido, até o frasco ficar vazio ou deixar de entrar líquido no reservatório.
Rodar o frasco para a esquerda, sem carregar no fundo.
Fechar o bocal de abastecimento
Enroscar o tampão de fecho, com a chave de rodas, para a direita, no bocal de abastecimento, até se ouvir que foi atingida uma sobre-rotação e consequentemente o binário de aperto necessário.
Fechar a tampa do depósito.
Depois de reatestar
O veículo tem de circular. O sistema pode levar até dois minutos para identificar um reabastecimento de AdBlue.
Quando deixa de haver AdBlue no reservatório e é apresentada uma autonomia de 0 km no visor, ligar a ignição durante cerca de 15 segundos e dar arranque ao motor só depois disso .
ATENÇÃO!
O AdBlue pode irritar os olhos e os órgãos do aparelho respiratório. No caso de se entrar em contacto com este líquido, enxaguar com água abundante, sem perda de tempo. Procurar, se necessário, assistência médica.
Cuidado!
- Utilizar exclusivamente AdBlue que satisfaça a norma ISO 22241-1. Não misturar o AdBlue com quaisquer aditivos nem dilui-lo com água.
- Não é permitido atestar AdBlue no depósito de diesel, nem diesel no depósito de AdBlue. Uma mistura pode causar danos no motor e no sistema do depósito de AdBlue. Os danos provocados por esta situação estão excluídos da garantia.
- O AdBlue ataca superfícies como p. ex. peças pintadas do veículo, materiais sintéticos e alcatifas. Remover o líquido com a máxima brevidade com um pano húmido e água fria abundante. Se o AdBlue tiver já cristalizado, utilizar água quente e uma esponja. Os resíduos de AdBlue que não forem removidos cristalizam ao fim de algum tempo e podem danificar a superfície.
- Não trazer frascos de reabastecimento permanentemente dentro do veículo, pois, no caso de uma fuga, o AdBlue pode ser vertido no habitáculo.
- Não deixe que o AdBlue toque na sua roupa. No caso de se entrar em contacto com este líquido, enxaguar com água abundante, sem perda de tempo.
Nota
- As botijas de reabastecimento podem ser adquiridas no seu estabelecimento especializado.
- Relativamente à utilização e armazenamento, respeite as instruções do fabricante do AdBlue.
Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.