- Fig. 1 Perfil dos pneus: Indicador de desgaste
Os indicadores de desgaste indicam se um pneu apresenta um uso excessivo.
No fundo do perfil dos pneus originais estão colocados transversalmente em relação ao sentido da marcha « indicadores de desgaste » com 1,6 mm de altura. Estes indicadores de desgaste estão dispostos em 6 ou 8 grupos (conforme a marca), a intervalos regulares, em toda a faixa do piso. A localização dos indicadores de desgaste é assinalada por certas marcas no flanco dos pneus (por exemplo letras « TWI » ou triângulos).
Quando o relevo do piso for de 1,6 mm – medido nas estrias do relevo, junto dos indicadores de desgaste – terá sido atingido o limite mínimo prescrito por lei (nos mercados de exportação poderão vigorar outros valores).
ATENÇÃO!
O mais tardar quando os pneus revelarem um desgaste até ao respetivo indicador, deverão ser substituídos por pneus novos – perigo de acidente!
- Em especial a condução em pisos húmidos e escorregadios exige um maior relevo dos pneus, com uma profundidade tanto quanto possível idêntica no eixo dianteiro e traseiro.
- A menor segurança da condução devida a uma redução do relevo dos pneus faz-se notar negativamente, em especial na capacidade de manobra, em situação de risco de aquaplaning, nas curvas e na resposta à travagem.
- Uma velocidade não ajustada pode conduzir à perda do controlo do veículo.