- Fig. 1 Painel lateral traseiro da direita: abertura da tampa do depósito
- Fig. 2 Tampa do depósito com o tampão inserido
Quando se acciona o fecho centralizado a tampa do depósito é também automaticamente destrancada ou trancada.
Abrir o tampão do depósito
Para abrir a tampa, carregar do lado esquerdo Fig. 1 -seta-.
Desenroscar o tampão, rodando-o para a esquerda.
Inserir o tampão, por cima, na tampa aberta do depósito Fig. 2.
Fechar o tampão do depósito
Rodar o tampão para a direita no bocal de enchimento, até não ser possível rodar mais.
Para fechar a tampa, carregá-la do lado esquerdo, até se ouvir o seu engate.
Assim que a pistola de enchimento automática correctamente utilizada se desligar pela primeira vez, o depósito está « cheio ». Não se deve continuar a enchê-lo, pois, de contrário, enche-se também com combustível o espaço de dilatação.
No autocolante afixado no interior da tampa do depósito poderá ver a indicação do tipo de combustível que deve ser utilizado. Para mais informações sobre o combustível ver Link.
Os dados da capacidade do depósito do veículo podem ser consultados nos Dados Técnicos Link.
ATENÇÃO!
O combustível é facilmente inflamável e pode dar origem a graves queimaduras e outras lesões.
- Por razões de segurança deve-se desligar o aquecimento estacionário* antes de um reabastecimento.
- Por razões de segurança, recomendamos que não transporte nenhum bidão de reserva. Em caso de acidente o bidão poderá danificar-se e o combustível ser derramado.
- Respeite as disposições legais relativas à utilização, arrumação e transporte de um bidão com combustível de reserva.
- Quando abastecer o depósito do seu veículo ou um bidão de reserva com combustível, não fume nem faça lume - perigo de explosão!
-
Se, numa situação excepcional, tiver de transportar um bidão com combustível de reserva, respeite as seguintes recomendações:
- Não abastecer o bidão de reserva com combustível com este colocado dentro ou em cima do veículo. Durante o enchimento formam-se cargas electrostáticas que podem inflamar os vapores de combustível - perigo de explosão! Colocar sempre o bidão no chão, para o encher.
- A pistola de abastecimento deve ser inserida o mais fundo possível na abertura de enchimento do bidão.
- No caso de bidões de metal a pistola de abastecimento terá de ficar em contacto com o bidão enquanto estiver a ser abastecido o combustível. Evitar-se-á assim uma carga estática.
- Não derrame nunca combustível no veículo ou na bagageira. Os vapores de combustível são explosivos - perigo de vida!
Cuidado!
- Remover, sem demora, o combustível que tiver sido vertido da chapa pintada.
- Não esgote nunca totalmente o conteúdo do depósito. Devido a um abastecimento irregular, poderão registar-se falhas na ignição. Desse modo chega combustível não queimado ao sistema de escape - perigo de danos no catalisador!
- Se se tiver esgotado totalmente o depósito do combustível num veículo com motor diesel, após o abastecimento ter-se-á de ligar a ignição durante pelo menos 30 segundos, sem dar arranque ao motor. O arranque poderá ser depois mais demorado do que habitualmente - chegando a atingir um minuto. A razão prende-se com a necessidade de purgar o sistema de alimentação durante o arranque.
Nota sobre o impacte ambiental
Não encha excessivamente o depósito, pois em caso de aquecimento poderá ser derramado combustível.
Nota
A tampa do depósito do veículo não fica trancada, se o veículo for trancado por dentro.
Nota
Os veículos com motor diesel são equipados com um inibidor de erro de abastecimento*. Deste modo o abastecimento só pode ser efectuado com uma pistola de gasóleo.
- Uma pistola de abastecimento com desgaste, danificada ou demasiado pequena poderá não conseguir abrir o inibidor de erro de abastecimento. Antes de encaixar a pistola de abastecimento, tente rodá-la no bocal de enchimento do depósito, utilize outra bomba de gasolina ou peça ajuda técnica.
- No abastecimento com um bidão, o inibidor de erro de abastecimento não se abre. Para obviar esta questão, reabastecer o gasóleo lentamente.