Para desmontar a roda, é necessário que o veículo esteja levantado com o macaco*.
Accionar o travão de estacionamento, a fim de que o veículo não descaia involuntariamente.
Engatar a 1ª velocidade (caixa de velocidades manual) ou colocar nos veículos com caixa de velocidades automática a alavanca selectora na posição P.
Procure a marca (abaulamento) na embaladeira, mais próxima da roda que pretende desmontar Fig. 1. Atrás da marca situa-se na longarina inferior o ponto de encaixe do macaco do veículo.
Ajustar o macaco de modo a que a respectiva garra -A- envolva o perfil da longarina e a base -B- fique totalmente assente no chão. A placa de base -B- terá de ficar colocada verticalmente por baixo do ponto de recepção -A-.
Coloque agora a barra da manivela no macaco: insira a barra na abertura existente na roda manual. Rodar a manivela para a esquerda ou para a direita, para a fixar melhor.
Continuar a subir o macaco com a manivela, até a roda deixar de tocar no chão.
O macaco só pode ser aplicado nos pontos de encaixe indicados na longarina inferior Fig. 2. Existe apenas um único ponto em relação a cada roda. O macaco não pode ser aplicado noutros pontos Cuidado!.
Uma base de apoio mole por baixo do macaco poderá dar origem a que o veículo resvale do macaco. Colocar por isso o macaco sobre uma base firme. Utilizar, por isso, se necessário, uma base de apoio ampla e estável. Se o piso for escorregadio como p. ex. se for revestido de ladrilho, deve-se utilizar, por isso, uma base antiderrapante (p. ex. um tapete de borracha).
ATENÇÃO!
- Evitar o resvalamento do pé do macaco através de medidas apropriadas – perigo de lesões!
- Colocar o macaco apenas nos pontos de recepção previstos para o efeito e alinhá-lo. Caso contrário, o macaco pode resvalar do veículo, se faltar o necessário suporte – perigo de lesões!