A caixa de velocidades automática tem comando eletrónico. A passagem para mudanças superiores e inferiores é feita de forma automática, dependendo dos programas de condução selecionados.
No caso de uma condução comedida a caixa seleciona o programa mais económico. Selecionando precocemente uma mudança superior, ou tardiamente uma mudança inferior, o consumo é influenciado de forma favorável .
Com um estilo de condução desportivo com movimentações rápidas do pedal do acelerador, fortes acelerações e variações contínuas da velocidade, aproveitamento da velocidade máxima ou após um kick-down, a caixa de velocidades comuta para o programa mais desportivo.
Se o condutor o desejar, a caixa de velocidades permite, que os níveis também sejam selecionados manualmente (operação tiptronic) ►Link.
Consoante a versão, está montada uma determinada caixa de velocidades automática:
Caixa de velocidades Multitronic
A caixa de velocidades multitronic é uma caixa de variação contínua. A transmissão ocorre através de uma embraiagem de discos múltiplos. Ao contrário de uma caixa de velocidades automática convencional, a relação de transmissão da caixa não é alterada passo a passo, mas de uma forma contínua. Isto conduz, entre outras coisas, a uma otimização do conforto na propulsão e ao mesmo tempo permite uma condução mais económica.
Caixa de velocidades S tronic
A caixa S tronic é uma caixa de velocidades de embraiagem dupla. A transmissão realiza-se através de duas embraiagens independentes entre si. Elas substituem o comutador de binário das caixas de velocidades automáticas usuais e permitem a aceleração do veículo sem que se sinta qualquer interrupção da tração.
Caixa de velocidades tiptronic
Na tiptronic, a transmissão realiza-se através de um conversor de binário.