- Fig. 1 Bloqueios da alavanca de seleção
O bloqueio da alavanca seletora impede que seja engrenada, por lapso, uma posição de marcha que coloque involuntariamente o veículo em andamento.
O bloqueio da alavanca seletora é ativado da seguinte forma:
Ligar a ignição.
Carregar no pedal do travão e manter, ao mesmo tempo, o botão bloqueador premido.
Bloqueio automático da alavanca seletora
A alavanca seletora fica bloqueada nas posições P e N, se a ignição estiver ligada. Para a retirar, o condutor necessita de pisar o pedal do travão e de premir simultaneamente o botão de bloqueio. Nas posições P e N da alavanca seletora aparece no display do painel de instrumentos o seguinte aviso, para lembrar o condutor:
carregar no pedal do travão, para selecionar uma relação, com o veículo parado
O bloqueio da alavanca seletora só funciona com o veículo parado e a velocidades até 2 km/h. Com velocidades superiores o bloqueio da alavanca seletora é automaticamente desativado na posição N.
Numa mudança rápida, passando pela posição N (p. ex. de R para D/S), a alavanca seletora não fica bloqueada. Deste modo é possível « desencalhar » um veículo que tenha ficado atascado. Se a alavanca permanecer durante mais de 2 segundos na posição N, com o pedal do travão não carregado, o bloqueio da alavanca seletora engata automaticamente.
Botão bloqueador
O botão bloqueador na alavanca seletora impede que se selecionem, por lapso, certas posições da alavanca. As posições em que o botão bloqueador terá de ser premido estão destacadas a cor na figura Fig. 1.