Dar arranque ao motor
Alavanca seletora deve situar-se na posição P ou N.
Início da marcha
Carregar no pedal do travão e mantê-lo carregado.
Manter o botão bloqueador (botão no manípulo da alavanca seletora) premido, colocar a alavanca seletora na posição pretendida, por exemplo D/S, e soltar o botão bloqueador.
Aguarde alguns instantes, até a caixa ter engrenado (é percetível um ligeiro solavanco).
Retirar o pé do pedal do travão e acelerar ATENÇÃO!.
Parar transitoriamente
Em caso de paragem transitória, por exemplo diante dum semáforo, manter o veículo parado com o pedal do travão.
Não acelerar.
A fim de evitar que o veículo descaia no início da marcha, acione o travão de estacionamento nas subidas mais extensas ATENÇÃO!.
O travão de estacionamento volta a libertar-se automaticamente e o veículo entra em movimento, quando se acelera normalmente e estiver com o cinto de segurança colocado.
Parar/Estacionar
Ao abrir a porta do condutor e se a alavanca seletora não se encontrar na posição P, o veículo poderá descair. Surge a indicação ao condutor Caixa: Alavanca selectora está na posição de circulação! Adicionalmente ouve-se um sinal sonoro.
Carregar no pedal do travão e mantê-lo carregado ATENÇÃO!.
Acionar o travão de estacionamento.
Colocar a alavanca seletora na posição P.
Paragem em subidas
Arranque em subidas
Com uma relação selecionada, retirar o pé do travão e acelerar ►Link.
Em determinadas condições (p ex. em estradas de montanha) pode ser vantajoso ativar temporariamente o programa de mudanças manuais , a fim de ajustar a relação de transmissão manualmente às condições de circulação ►Link.
Em estradas inclinadas deverá primeiro puxar o travão de mão e só depois deverá colocar a alavanca de seleção na posição P ►Link. Evita-se, assim, uma sobrecarga do mecanismo de bloqueio e facilita-se o desengate da alavanca seletora da posição P.
- Como condutor, não abandone nunca o veículo com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada.
- Não acelerar se se pretender alterar a posição da alavanca seletora com o veículo parado e o motor a trabalhar - perigo de acidente!
- Ter em atenção que numa paragem transitória com a alavanca seletora na posição D/S ou R se regista uma transmissão de força pequena. Ao parar é necessário, que o pedal do travão seja acionado com força, para que o veículo não role - perigo de acidente!
- Em andamento não colocar nunca a alavanca seletora nas posições R ou P - perigo de acidente!
- Antes de se descer uma rampa inclinada, reduzir a velocidade e selecionar com o « tiptronic » uma relação inferior.
- Em descidas, não deixe o travão derrapar ou não pise o pedal do travão vezes demais e tempo demais. Uma travagem permanente provoca um sobreaquecimento dos travões e reduz significativamente a capacidade de travagem, aumenta a distância de travagem ou origina uma falha total do sistema de travagem.
- Para evitar o veículo descaia numa subida, mantenha-o sempre seguro com o travão de pé ou de estacionamento.
- Não manter nunca o veículo parado numa subida com a embraiagem a patinar. A embraiagem abre-se automaticamente, quando aquece devido a uma solicitação excessiva - perigo de acidente! Em caso de solicitação excessiva da embraiagem a luz avisadora acende-se e aparece uma informação para o condutor ►Link.
- numa paragem em subida não tentar evitar que o veículo descaia, acelerando com uma relação selecionada. Por causa disso a caixa de velocidades automática pode sobreaquecer e ser danificada. Acione o travão de estacionamento ou carregue no pedal do travão, para evitar que o veículo descaia.
- Se deixar rolar o veículo com o motor desligado, a caixa de velocidades é danificada por não ser lubrificada.
Nota
Por razões de segurança o soltar automático do travão só funciona, se o cinto de segurança do condutor está encaixado no fecho do cinto.