- Fig. 1 Áreas de apresentação
Válido para: veículos com sistema auxiliar de estacionamento plus/câmara de marcha-atrás/câmaras periféricas/assistente de estacionamento com indicador da área periférica
Conforme o equipamento do veículo, o condutor será assistido nas manobras de estacionamento por diversos sistemas auxiliares de estacionamento.
O sistema auxiliar de estacionamento plus ajuda o condutor a estacionar, assinalando os obstáculos detetados à frente e atrás do veículo através de sinais acústicos e óticos ►Link.
A câmara de marcha-atrás apresenta no ecrã do Infotainment a zona de captação na retaguarda do veículo. A ilustração ajuda-o a estacionar em espinha ou em paralelo ►Link. Adicionalmente são-lhe transmitidas as funções do auxiliar de estacionamento ►Link.
As câmaras periféricas auxilia-o a estacionar ou a manobrar. Dependendo do equipamento do veículo, o condutor é auxiliado através de várias câmaras ►Link. Adicionalmente são-lhe transmitidas as funções do auxiliar de estacionamento ►Link.
O assistente ao estacionamento com indicador de área periférica ajuda o condutor a encontrar um lugar para estacionar, nas manobras de estacionamento paralelo à estrada ou em espinha, bem como a sair dos primeiros ►Link. Além disso, receberá as funções do assistente ao estacionamento plus ►Link, com o qual se monitoriza ainda a zona de alcance lateral do veículo -E- Fig. 1.
- Tenha sempre em atenção, olhando diretamente, o desenrolar do trânsito e a zona periférica do veículo. Os sistemas não substituem a atenção do condutor. A responsabilidade pelo estacionamento, saída do estacionamento e por outras manobras cabe sempre ao condutor.
- Tenha em conta, que determinadas superfícies, tais como os tecidos do vestuário não são identificados pelo sistema, nem podem ser apresentados. Perigo de acidente!
- Os sensores e as câmaras têm ângulos mortos, em que objetos e pessoas não são detetados. Preste uma atenção particular a crianças pequenas e a animais.
- Os sensores podem ser desregulados através de embates ou danos na grelha do radiador, no para-choques, nas cavas das rodas e na parte inferior do piso. Deste modo, os auxiliares de estacionamento podem ser afetados. Mandar verificar a sua operacionalidade num serviço de assistência técnica.
-
Certos objetos não são, em determinadas circunstâncias, identificados ou apresentados pelo sistema:
- Objetos, como p. ex., correntes de bloqueio, lanças de atrelados, barras ou cercas.
- Objetos situados num nível superior ao dos sensores, tais como saliências de paredes.
- Objetos com determinadas superfícies ou estruturas, tais como cercas com malha de arame ou neve solta
- Quando o seu veículo se aproxima de obstáculos baixos, estes podem desaparecer do campo de medição. Tenha em atenção, que o aviso relativo a estes obstáculos deixa de poder ser efetuado.
- Para evitar que a jante se danifique, deve ser mantida uma distância suficiente ao lancil do passeio.
Nota
-
Em certas situações o sistema pode efetuar avisos, apesar de não se encontrarem obstáculos no campo de deteção, como p. exemplo:
- em determinadas superfícies do piso da faixa de rodagem ou em erva alta;
- em determinadas fontes de ultrassons, como os veículos de limpeza;
- com chuva forte, neve ou se existir uma grande concentração de gases de escape.
- Para se familiarizar com o sistema, recomendamos que exercite o estacionamento num local ou parque de estacionamento com pouco trânsito. Deverão verificar-se boas condições de luminosidade e de tempo.
- O volume e a frequência dos sinais acústicos bem como o indicador podem ser alterados ►Link.
- Respeitar as indicações relativas à condução com reboque ►Link.
- A indicação no ecrã do infotainment é apresentada ao fim de breves instantes.
- Para que o auxiliar de estacionamento possa funcionar, os sensores têm que estar limpos e sem gelo.