O seu veículo dispõe de um sistema de gestão de energia inteligente para a distribuição da energia elétrica Link. Através da gestão da energia, a bateria fica mais bem carregada do que nos veículos não dotados deste sistema. Para continuar a disponibilizar a energia elétrica adicional, mesmo após uma substituição da bateria, recomendamos que só seja utilizada uma bateria do mesmo tipo e fabricante (idêntica à que estava montada na entrega do veículo). Para voltar a poder utilizar plenamente as funções da gestão de energia, após uma substituição da bateria, é necessário que a bateria seja codificada no sistema de gestão de energia pela sua oficina especializada.
A bateria nova terá de ter a mesma capacidade, voltagem (12 Volt), amperagem, tipo de construção e vedantes dos bujões. A bateria tem de respeitar as normas TL 825 06 (a partir de Abril de 2008) e VW 7 50 73 (a partir de Abril de 2010).
Cuidado!
- Os veículos com, p. ex., sistema Start-Stop* ou aquecimento/ventilação estacionários* estão equipados com uma bateria especial resistente a ciclos de carga/descarga (tipo: bateria AGM). Se for montada uma bateria diferente, poderão registar-se problemas nos sistemas eletrónicos do veículo. Certifique-se, por isso, de que numa substituição da bateria do veículo seja exclusivamente montada uma bateria que corresponda exatamente às especificações da bateria original.
- Certifique-se de que o tubo de evacuação dos gases está sempre ligado à abertura lateral original da bateria. De contrário, podem sair gases ou ser vertido eletrólito.
- O suporte e os terminais da bateria têm de estar sempre corretamente fixados.
- Antes de proceder a qualquer trabalho na bateria, observar as advertências em Link.
Nota sobre o impacto ambiental
As baterias contêm substâncias de teor tóxico, como ácido sulfúrico e chumbo. Terão de ser assim eliminadas de acordo com as prescrições e não devem ser nunca lançadas no lixo doméstico. Certifique-se de que a bateria desmontada não pode tombar, a fim de que não seja vertido ácido sulfúrico!