O tipo de gasolina indicado figura no interior da tampa do depósito.
O veículo é equipado com catalisador e só pode ser abastecido com gasolina sem chumbo. A gasolina sem chumbo terá de satisfazer a norma europeia DIN EN 228. Os vários tipos de gasolina distinguem-se pelo seu índice de octano (i.o).
Nos veículos em que é presctita a utilização de gasolina « Super plus IO 98/Super sem chumbo IO 95 no mínimo » e « Super sem chumbo IO 95 no mínimo » aplicam-se as seguintes recomendações:
Se, numa emergência não estiver disponível a qualidade de gasolina prescrita, pode ser também utilizada gasolina normal sem chumbo IO 91. O veículo só poderá ser conduzido, porém, num regime de rotações médio, com carga do motor reduzida. Abastecer, logo que possível, o veículo com gasolina super.
Cuidado!
- Podem ser misturadas pequenas quantidades de etanol à gasolina de acordo com a norma EN 228. No entanto, os chamados« bioetanóis combustíveis », à venda no mercado, p. ex. como E50, E85 com um elevado teor de etanol, não podem ser abastecidos, para não danificar o sistema de combustível.
- Antes de iniciar uma viagem ao estrangeiro, certifique-se da disponibilidade de gasolina sem chumbo ao longo do trajecto. Um simples abastecimento com gasolina com chumbo é suficiente para reduzir definitivamente a eficácia do catalisador.
- Se for utilizada gasolina com um índice de octanas demasiado baixo os regimes demasiado altos ou uma carga excessiva do motor podem dar origem a danos no motor.