A posição engrenada na caixa de velocidades é indicada junto à alavanca seletora Fig. 62►. Adicionalmente surge no mostrador do painel de instrumentos a posição engrenada na caixa de velocidades.
Em função da posição selecionada na caixa de velocidades e da posição pretendida, é necessário libertar o bloqueio da alavanca seletora.
Para o efeito, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora Fig. 62►.
Para selecionar a posição seguinte da caixa de velocidades, desloque a alavanca seletora para a frente/trás até ao primeiro ponto de pressão. A alavanca seletora regressa à sua posição inicial.
Para saltar uma posição na caixa de velocidades, desloque a alavanca seletora, para além do ponto de pressão, para a posição pretendida na caixa de velocidades. A alavanca seletora regressa à sua posição inicial.
Para passar, por exemplo, diretamente da posição D para a posição R da caixa de velocidades, pode saltar a posição N.
Bloqueio da alavanca seletora
O bloqueio da alavanca seletora impede que seja engrenada, por lapso, uma posição da caixa que coloque involuntariamente o veículo em andamento. Por este motivo, ao engatar determinadas posições da caixa de velocidades, tem de premir a tecla de desbloqueio -1- da alavanca seletora Fig. 62► e/ou carregar no pedal do travão.
Para selecionar uma posição da caixa de velocidades, com o motor em funcionamento e o veículo parado, é necessário carregar no pedal do travão.
Se, no espaço de um segundo, passar da marcha para frente D para a marcha-atrás R, não é necessário acionar o pedal dos travões. Isto permite-lhe, por exemplo, «desatolar» um veículo atolado.
P - Bloqueio de estacionamento
Nesta posição da alavanca seletora as rodas motrizes ficam bloqueadas. Só acionar o bloqueio de estacionamento com o veículo parado ►. Para engatar a posição P da caixa de velocidades, prima a tecla P -2- da alavanca seletora Fig. 62►. Junto à alavanca seletora, surge P.
O bloqueio de estacionamento só pode ser libertado com o motor em funcionamento e o pedal do travão carregado. Para soltar o bloqueio de parque, pise o pedal dos travões, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora e selecione a posição desejada na caixa de velocidades Fig. 62►.
Se o motor for desligado na posição D, S, R ou no modo manual da caixa de velocidades, é automaticamente engrenada a posição P.
Se o motor for desligado na posição N da caixa, esta permanece 20 min. em N, selecionando a seguir P.
Para rebocar o veículo é necessário destrancar de emergência o bloqueio de estacionamento ligação►.
R - Marcha atrás
Nesta posição está engrenada a marcha-atrás. Só selecionar a marcha-atrás com o veículo parado e o motor no regime de ralenti ►. Para engrenar a posição R da caixa, pise o pedal dos travões, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora e selecione a posição R da caixa de velocidades Fig. 62►.
Ao engatar a marcha-atrás, soa um sinal de confirmação.
N - Posição neutra (ponto morto)
Nesta posição a caixa de velocidades está em ponto morto. Para engrenar a posição N da caixa, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora e selecione a posição N Fig. 62► ou puxe os dois interruptores basculantes em simultâneo Fig. ►.
Se o motor for desligado na posição N da caixa, esta permanece 20 min. em N, selecionando a seguir P.
Com a ignição desligada, a posição N da caixa de velocidades já não pode ser engrenada. Por este motivo, quando se passa com o veículo por uma instalação de lavagem automática, selecione primeiro a posição N da caixa de velocidades e desligue em seguida o motor.
Na posição N da caixa de velocidades o veículo não pode ser trancado por razões de segurança.
D/S - Marcha para a frente
Na posição D/S a caixa de velocidades pode funcionar no modo normal D ou no modo Sport S. Para selecionar o modo desportivo S, deslocar a alavanca seletora para trás. A posição S só pode ser engrenada a partir de D. Para, a partir da posição S da caixa de velocidades, voltar a engrenar D, deslocar a alavanca seletora também para trás ►. A fim de, a uma velocidade inferior a 2 km/h, se selecionar a posição D a partir de N, carregar no pedal do travão e selecionar a posição D ► da caixa de velocidades .
No modo normal D a caixa seleciona automaticamente a relação de transmissão adequada. Esta relação depende da carga do motor, da velocidade e do modo de condução.
O modo Sport S deve ser selecionado para uma condução desportiva. As reservas de potência do motor são totalmente aproveitadas. Ao acelerar, a passagem das mudanças pode fazer-se notar.
Se no drive select for ajustado o modo dynamic, é automaticamente selecionada a posição S da caixa de velocidades.
Se regular o Modo Performance*, estão disponíveis mais programas de condução ligação►.
- Mesmo com a ignição desligada o veículo pode descair.
- Com o motor ligado é sempre necessário, em todas as posições da caixa de velocidades (com exceção de P e N), manter o veículo travado com o pedal de travão, uma vez que mesmo no ralenti a transmissão não é totalmente interrompida - o veículo «arrasta-se».
- Antes de alguém abrir o capot, deve-se selecionar a posição P da caixa de velocidades e ativar o travão de estacionamento - perigo de acidente! É indispensável que sejam observadas as advertências ligação►.
Aviso
Se involuntariamente se selecionar N, em andamento, desacelerar e aguardar até se atingir o regime de ralenti, antes de passar de novo para as relações de marcha D ou S.