O veículo vem equipado de fábrica com aparelhos de comando eletrónicos que assumem, entre outros, o comando do motor e da caixa de velocidades. Além disso, os aparelhos de comando controlam a função do sistema de escape e dos airbags.
Para tal, os aparelhos de comando eletrónicos analisam permanentemente dados relevantes para condução durante a mesma. No caso de ocorrerem anomalias ou desvios dos valores nominais, são exclusivamente registados esses dados. Em regra, as anomalias são indicadas no painel de instrumentos pelas luzes avisadoras.
Os dados registados na memória dos aparelhos de comando só podem ser lidos e analisados com aparelhos especiais.
Só através dos respetivos dados registados na memória é que é possível identificar e eliminar as anomalias ocorridas em andamento. Os dados registados na memória podem ser, entre outros:
- Dados relevantes para o motor e caixa de velocidades
- Velocidade
- sentido de marcha
- Força de travagem
- Consulta dos cintos
Em nenhum caso são registadas pelos aparelhos de comando montados conversas tidas no veículo.
Em veículos com a função de chamada de emergência através do telemóvel ou de outros aparelhos ligados pode ser transmitida a localização momentânea. Em caso de acidente, no qual os aparelhos de comando registem disparo de airbags, pode ser automaticamente emitido um sinal. Isto depende do prestador de serviços. Em princípio, a transmissão do sinal só funciona em zonas com cobertura suficiente da rede móvel.
Memória de dados de acidentes (Event Data Recorder)
O veículo não está equipado com uma memória de dados de acidentes.
Numa memória de dados de acidentes são ocasionalmente registadas informações do veículo. Desta forma, em caso de acidente, é possível obter informações detalhadas sobre a forma como ocorreu o acidente. Em veículos com um sistema de airbag podem ser registados, por ex., dados relevantes para o acidente, nomeadamente a velocidade de colisão, o estado dos fechos dos cintos de segurança, a posição dos bancos e as horas de disparo dos airbags. Os dados registados dependem de cada construtor.
A montagem de uma memória de dados de acidentes deste tipo só podem ser feita com o acordo do proprietário e está regulamentada por Lei em alguns países.
Reprogramação de aparelhos de comando
Em princípio, estão registados nos unidades de comando todos os dados necessários para o comando dos componentes. Algumas funções de conforto, nomeadamente os piscas conforto, a abertura de portas individuais e as indicações no mostrador podem ser reprogramadas por meio de aparelhos especiais da oficina. Se as funções de conforto forem reprogramadas, as respetivas indicações e descrições deste manual deixam de corresponder às novas funções. Recomendamos que mande registar a reprogramação no Plano de Assistência, em «Registo da oficina».
Pode obter mais informações sobre uma possível reprogramação na sua oficina Audi.
Memória de eventos
Na zona dos pés do lado do condutor existe uma tomada de diagnóstico para ler a memória de eventos. Na memória de eventos são memorizados os dados sobre o funcionamento e o estado dos aparelhos de comando eletrónicos. Autorize só a sua oficina especializada a ler e a apagar a memória de avarias.
ATENÇÃO
A tomada de diagnóstico não pode ser utilizada para fins particulares. Uma utilização incorreta pode causar avaria de funcionamento - perigo de acidente!