Audi R8 Coupé Segurança Condução segura Cadeiras de crian...
Para reduzir o risco de lesões em caso de acidente, as crianças só podem ser transportadas em cadeiras de criança!
Na montagem e utilização de cadeiras de criança prestar atenção às informações neste Manual de Instruções. Além disso, têm de ser respeitadas as disposições legais e as instruções do fabricante da cadeira de criança.
Se, em casos excecionais, se utilizar uma cadeira de criança no banco do passageiro, é necessário ter em atenção as seguintes recomendações :
ATENÇÃO
Para evitar lesões graves ou mortais, as crianças têm de ser sempre transportadas em cadeiras adequadas à sua idade, peso e estatura.
  • As crianças com menos de 1,50 m de altura ou com idade inferior a 12 anos, não podem ser transportadas sem uma cadeira de criança adequada. Respeitar eventuais diferenças na legislação do respetivo país.
  • Em caso algum se devem transportar crianças, mesmo que sejam bebés, - ao colo de um adulto.
  • Em cada cadeira só pode ser instalada uma única criança.
  • Não deixe nunca uma criança sozinha, instalada numa cadeira de criança.
  • Não consinta que o seu filho viaje sem a devida proteção, nem que fique de pé ou ajoelhado no banco. Em caso de acidente poderá ser arremessado violentamente no interior do veículo e sofrer ele próprio ou provocar noutros ocupantes lesões graves.
  • Para assegurar o máximo efeito de proteção da cadeira de criança é muito importante a correta colocação da faixa do cinto de segurança ligação. É indispensável que sejam respeitadas as indicações do fabricante da cadeira de criança, relativamente à correta colocação do cinto. Um cinto de segurança incorretamente colocado pode provocar lesões, mesmo em acidentes ligeiros.
  • Se as crianças assumirem em andamento uma postura incorreta no assento, ficam expostas, em caso de travagem súbita ou de um acidente, a um risco de lesões acrescido. Isto aplica-se particularmente a crianças transportadas no banco do passageiro, quando o airbag é detonado num acidente. Esta postura errada poderá dar origem a lesões muito graves ou mesmo fatais.
  • Colocar o banco do passageiro o mais possível para trás, se utilizar uma cadeira para criança, onde esta esteja sentada no sentido de marcha.
  • Uma cadeira de criança em que esta fique com as costas viradas para o sentido de marcha, situa-se na zona de expansão do airbag do passageiro. Assim, há o risco de ferimentos graves ou fatais na criança em caso de disparo do airbag.
    • Válido para veículos sem airbag do passageiro desactivável: Não podem ser utilizadas no banco do passageiro cadeiras de criança em que estas viajem de costas para o sentido da marcha.
    • Válido para veículos com interruptor de chave para airbag do passageiro desactivável: Com o airbag do passageiro ativo, não se podem ser utilizadas no banco do passageiro cadeiras de criança em que estas viajem de costas para o sentido da marcha. Se em casos excecionais for necessário utilizar uma cadeira de criança virada para trás no banco do passageiro, o airbag do passageiro tem de ser desligado antes com o interruptor de chave* ligação. Assim que a cadeira de criança deixe de ser utilizada, o airbag do passageiro terá ser reativado por meio do interruptor de chave*.
  • Após um acidente, substitua a cadeira para criança, dado que podem ter ocorrido danos não visíveis na mesma.