|
- Fig. 1 Ajuda no arranque com recurso à bateria de outro veículo: -A- – descarregada, -B- – fornecedora de corrente
Os dois cabos auxiliares de arranque têm de ser ligados pela ordem correta!
Motor-híbrido-plug-in*: Os pontos de ligação do cabo auxiliar de arranque variam ►Link.
A bateria está localizada, à frente, do lado esquerdo, no compartimento do motor. Para se ter acesso ao polo positivo da bateria, abra a cobertura. Uma bateria congelada/descongelada não pode ser utilizada como auxiliar num arranque ATENÇÃO!! Substituir uma bateria que se encontre nessas condições! O processo de ligação dos cabos auxiliares de arranque adiante descrito destina-se a permitir uma ajuda no arranque ao veículo.
Preparativos
Leia primeiro com atenção ►Link.
Feche o travão de estacionamento e, nos veículos com caixa de velocidades manual, coloque a alavanca em ponto morto e, nos veículos com caixa de velocidades automática, coloque a alavanca seletora na posição P.
Desligar todos os consumidores elétricos e a ignição em todos os veículos.
Ligar/desligar o cabo auxiliar de arranque
Aperte uma extremidade do cabo auxiliar de arranque vermelho ao terminal positivo -1- Fig. 1 da bateria descarregada -A- Cuidado!.
Aperte a outra extremidade do cabo auxiliar de arranque vermelho ao terminal positivo -2- da bateria que fornece a corrente -B-.
Aperte uma das extremidades do cabo auxiliar de arranque preto de preferência a um ponto de massa, ou, em alternativa ao terminal negativo da bateria -3- do veículo fornecedor de corrente -B-.
Aperte a outra extremidade do cabo auxiliar de arranque preto exclusivamente ao ponto de massa -4- do seu veículo -A- Cuidado!.
Instalar os cabos auxiliares de arranque de forma a não serem atingidos por peças rotativas no compartimento do motor.
Dar arranque ao motor
Dar arranque ao motor do veículo que vai receber a ajuda e deixá-lo a funcionar no ralenti.
Dar agora arranque ao motor do veículo com a bateria descarregada, aguardar dois a três minutos, até o motor funcionar uniformemente.
Se o motor não pegar: interromper o arranque ao fim de 10 segundos e repeti-lo passado cerca de 30 segundos.
Ligar no veículo que foi alvo da ajuda no arranque, o ventilador do aquecimento e o desembaciador traseiro, a fim de eliminar picos de tensão quando se desliga. As luzes de cruzamento têm de estar desligadas!
Com os motores em funcionamento, desligar os cabos exatamente pela ordem inversa à que foi atrás descrita em ►Link. Evitar o contacto dos cabos com peças do motor rotativas.
Desligar de novo o ventilador do aquecimento e o desembaciador do vidro traseiro.
Tenha em atenção: ATENÇÃO!.
O polo negativo da bateria não pode ser utilizado para prestar ajuda no arranque, pois, de contrário, pode registar-se uma falha no sistema eletrónico do veículo.
Nota
- Preste atenção a que as pinças dos terminais que estão ligadas tenham um contacto metálico suficiente.
- A bateria do seu veículo tem ventilação para o exterior, sendo assim os respetivos gases canalizados nesse sentido.